Sabemos que muitas pessoas estão torcendo o nariz para o retorno das sapatilhas, mas a verdade é que esse calçado já é uma das grandes tendências de 2023.
Apesar delas não terem sido completamente abandonadas, por muitos anos elas perderam o espaço nos nossos looks e podemos afirmar que a Miu Miu foi a grande responsável por colocar as sapatilhas de volta aos holofotes, depois de apresentar alguns modelos no seu desfile outono/inverno 2022. A partir daí, outras marcas e redes de fast-fashion começaram a produzir as suas versões e, além de conquistar as celebridades, já começam a chegar em nossos armários.
Caminhando na contramão da trend dos sapatos tratorados, a sapatilha garante delicadeza, feminilidade e conforto. E hoje vamos contar tudo o que você precisa saber sobre elas.
Sumário
Como elas voltaram a ser tendência?
Vale a pena investir em uma?
Aprenda a usar as sapatilhas
Como surgiram as sapatilhas?
Que as sapatilhas existem há muitos anos todos nós sabemos, mas será que você conhece a origem dessa história? Para te contar precisamos voltar aos anos 50, quando as referências do ballet moderno começaram a surgir no mundo da moda.
Acredita-se que foi nessa época que a costureira Rose Repetto recebeu um pedido especial de seu filho, o bailarino e coreógrafo Roland Petit: criar um calçado confortável, como as sapatilhas de ballet, que ele pudesse usar no dia a dia, fora das aulas e apresentações. Foi assim que surgiu o Cendrillon, primeiro modelo de sapatilhas como conhecemos hoje em dia.
Logo ela ganhou popularidade entre os bailarinos, e depois, na década de 60, conquistou celebridades como a atriz Brigitte Bardot, que usou as sapatilhas no filme “E Deus Criou a Mulher”, e Audrey Hepburn que as usou no longa “Cinderela em Paris”. A partir daí elas se consolidaram como um item fashion, fazendo a cabeça, ou melhor, os pés de mulheres no mundo todo durante muitos anos até a década de 80, quando perderam espaço para as plataformas e sapatos de salto alto.
Mas como a moda é cíclica, as sapatilhas voltaram nos anos 2000 com a ajuda de modelos como Kate Moss, que ditava as tendências na época, e depois foram esquecidas novamente até fazerem um retorno triunfal neste ano de 2023.
Como elas voltaram a ser tendência?
Depois de serem substituídas pela febre dos tênis esportivos e até mesmo dos ugly shoes, as sapatilhas começaram a ganhar força no final de 2022 ao aparecerem na passarela da Miu Miu. A peça ganhou ainda mais força graças à tendência do Balletcore, impulsionada pelo TikTok e Instagram, que consiste em usar peças que remetam ao universo do ballet e seus elementos românticos e delicados, como saias, tops, collants e tecidos fluidos adaptados para looks do dia a dia.
Mas não podemos esquecer da busca pelo conforto. Você se lembra como isso se tornou uma pauta importante durante a pandemia do coronavírus? Desde então, uma das prioridades do consumidor são peças que garantam conforto. E qual calçado atende a esse quesito? Sim, as sapatilhas!
Elas até podem ser polêmicas, dividindo opiniões por onde passa, mas a verdade é que elas já dominaram as grifes mais renomadas do mundo e o street style, sendo vista nos looks de diversas celebridades e até mesmo na capa do álbum ‘Harry’s House’, de Harry Styles. Afinal, nem só as mulheres podem usar um calçado versátil e confortável, não é mesmo?
Vale a pena investir em uma?
Se você chegou até aqui, talvez já esteja cogitando comprar uma sapatilha, não é mesmo? A primeira coisa que você deve fazer para não efetuar uma compra por impulso é entender se a peça faz sentido no seu guarda-roupa.
Na consultoria de imagem, indicamos que você pense em três looks completos com aquela peça-desejo antes de comprá-la. Conseguiu? Deu para fazer combinações diferentes com o que você já tem no armário? Então é um indicativo de que será uma boa compra.
Outro ponto importante é analisar os seus estilos pessoais. Você, que já passou pelo processo da consultoria de imagem e sabe quais são os seus estilos: as sapatilhas conversam e comunicam a imagem que você deseja?
A verdade é que não existem peças universais, que são indicadas para todas as pessoas. Por exemplo, uma sapatilha de bico fino pode fazer mais sentido no guarda-roupa de uma mulher elegante, enquanto uma de bico redondo pode ser para a mulher clássica, outra com detalhes de laços para a mulher romântica, a com fivelas para as dramática e por aí vai.
Não basta ela ser confortável. O ideal é você entender qual modelo de sapatilha representa seus estilos e comunica a mensagem que você deseja ao mundo.
Aprenda a usar as sapatilhas
Agora que você já aprendeu o caminho para escolher as sapatilhas que têm tudo a ver com você, vem a dúvida: com usar? Com o que combinar?
Novamente reforçamos que tudo vai depender dos seus estilos e intenção de imagem. Não existe uma receita de bolo para seguir, afinal, cada um de nós tem uma personalidade e não faria o menor sentido nos vestirmos todos iguais, certo?
Por isso a consultoria de imagem é tão rica e importante. Através dela é possível montar looks exclusivos, pensados em nos seus estilos, na sua personalidade e intenção. Mas vamos à algumas dicas gerais e práticas!
As sapatilhas são realmente versáteis e podem ser combinadas à maioridade das peças, da calças jeans às calças de alfaiataria, wide leg, pantalona ou skinny, além das saias, shorts ou vestidos. O ideal é provar e testar as combinações na frente do espelho para entender em quais você se sente mais representada.
Se a sua escolha for uma calça, atenção à barra, pois ela não deve estar arrastando no chão. O ideal para os modelos de boca mais larga, como pantalonas e wide leg é manter a barra rente ao chão, enquanto as cenouras, baggy ou skinny podem ser mais curtas, na altura do ossinho do tornozelo. Essa preocupação com o acabamento do seu look pode parecer uma coisa simples, mas a verdade é que ela deixa a produção mais elegante.
Outra dica bacana é sempre buscar fazer uma conexão entre as peças repetindo as cores. Se a sua sapatilha for preta, traga mais um elemento na mesma cor criando essa conexão, como por exemplo uma camiseta ou bolsa. Se for vermelha, busque acrescentar mais uma peça vermelha e assim por diante. Isso cria uma conexão visual, deixando a sua produção mais harmônica.
Lembre-se: não existem regras! As sapatilhas não vão conquistar todo mundo e está tudo bem, porque nem toda tendência é para todo mundo.
Agora que você já tem o conhecimento e algumas ferramentas da consultoria de imagem, já pode colocar suas sapatilhas para caminhar pelo mundo.


