O que é Quiet Luxury? Conheça a tendência do momento

Provavelmente você já viu o termo Quiet Luxury nas redes sociais quando o assunto são as tendências da moda. Impulsionado pelo sucesso da série ‘Succession’, o Quiet Luxury se tornou um dos assuntos mais comentados e desperta interesse dos que querem entender o que é e dos que desejam aderir.

Se você está entre um desses grupos, chegou a hora de entender tudo sobre esse luxo discreto que tem ganhado cada vez mais espaço na moda.

Sumário

O que é o quiet luxury?

O impacto de Succession

De onde vem essa tendência?

O que é o quiet luxury?

Se fôssemos traduzir ao pé da letra, Quiet Luxury seria o ‘Luxo Silencioso’, e esse silêncio é traduzido nas peças de marcas de luxo que são discretas, minimalistas, sem cores marcantes e sem estampas.

A tendência abraça o minimalismo, dando adeus às extravagâncias e a logomania, que tanto vimos nas passarelas e lojas nos últimos anos. Mas não só isso!

Ele também tem como foco a modelagem impecável e os materiais de altíssima qualidade, como a seda, lã, cashmere, couro e linho.

Quanto às cores, essas aparecem sempre sóbrias, como cinza, preto, branco e azul marinho, além dos neutros bege, marrom e caramelo, que são tendência absoluta no momento. Aliás, se você quiser entender um pouco mais sobre a tendência dos tons neutros, já temos uma matéria AQUI (inserir o link da matéria sobre tons neutros) no site.

Se você reparar bem, tudo isso pode ser resumido em poucas palavras: qualidade, versatilidade e atemporalidade. Sendo assim, o quiet luxury valoriza peças com durabilidade, que fogem das tendências momentâneas e prometem ser duráveis em nosso guarda-roupa, podendo ser utilizadas por muitos anos.

O impacto de Succession

Não tem como negar que a série ‘Succession’ foi a grande responsável por colocar os holofotes nessa tendência, mas a verdade é que a produção não a criou, apenas a difundiu ao grande público de uma maneira muito evidente.

Para quem não assistiu, o enredo acompanha a vida de uma família de bilionários da mídia dos Estados Unidos e é praticamente impossível assistir sem perceber que todos ali são elegantes, se vestem muito bem e dentre os figurinos nenhum chama mais atenção que o outro.

Apesar de bilionárias, nenhuma das personagens usa peças de roupas com logomarcas ou sequer citam alguma marca em seu dia a dia. O que vemos são peças com modelagens e cortes impecáveis, em sua maioria uma alfaiataria ultrasofisticada, tons sóbrios e neutros, e tecidos de altíssima qualidade.

Todo o figurino da série foi construído a partir das marcas que representam o quiet luxury e diversas vezes vemos os irmãos Roy vestindo Brunello Cucinelli, Gabriela Hearst, Tom Ford e Max Mara, por exemplo.  

De onde vem essa tendência?

Ok, a série difundiu a tendência, mas o que está por trás dela? Inúmeras pesquisas que analisam o comportamento humano afirmam que o quiet luxury é um reflexo da crise mundial pós-pandemia, em que a inflação, a guerra, o desemprego e o alto custo de vida impactam na sociedade como um todo.

Diante disso, as classes mais altas, apesar de não terem sido afetadas financeiramente pela crise, passaram a evitar a ostentação de suas riquezas com looks e logotipos chamativos. A ideia é não exibir uma riqueza excessiva, o que fez com que as peças discretas, atemporais e perenes passassem a fazer mais sentido para essas pessoasl.

Em uma entrevista do site Insider, Lorna Hall, diretora de inteligência de moda da WGSN, maior empresa de previsão de tendências do mundo, revelou que esta não é a primeira vez que o ‘luxo silencioso’ conquista a moda. A tendência também apareceu em 2008, logo após a Grande Recessão, crise financeira global que surgiu a partir do colapso imobiliário dos Estados Unidos.

Além da questão econômica, muitas pessoas também levantam o ponto da sustentabilidade e consumo consciente, duas pautas muito discutidas nos últimos anos. Será que o quiet luxury caminha junto do consumo consciente por incentivar a compra de peças que vão durar por muito anos ao invés dos itens que seguem as tendências momentâneas? Acreditamos que só o tempo nos dirá se ele realmente teve esse impacto no hábito de consumo das pessoas.

Tendência ou não tendência, a verdade é que você precisa se conhecer, identificar seus estilos e entender a mensagem que deseja transmitir ao mundo através do seu vestir. Só assim você conseguirá identificar as tendência que fazem sentido você aderir e que representam a sua personalidade.

Na consultoria de imagem você percorre todo esse caminho transformador enquanto trabalha sua autoestima e autoconhecimento.

E aí, será que o quiet luxury tem tudo a ver com você?

Compartilhe